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03 Mai 2018 Sem categoria Deixe o seu comentário

Redes Sociais – Vantagens e Desvantagens

Cada dia que passa o mundo torna-se mais global e a frase “Pensar global, agir local“, faz mais sentido. Observamos que existe um medo de certos negócios em estar presente nas redes sociais.

Investir tempo em criar uma presença efetiva é necessário. Um uma empresa não preparada, e sem cultura alinhada, na vertente digital, pode levar a que a marca não atinga os objetivos pretendidos.

Vamos deixar-vos com algumas linhas do que pode ser uma vantagem na presença online. Mas também o que pode ser uma perda, se optar por não estar online.

Vantagens:

1 – Estar onde os clientes estão. É sabido que as Redes Sociais têm milhões de utilizadores. Desde as novas gerações aos mais idosos, muitas pessoas passam horas em sites como Facebook, Twitter e Instagram.

2 – Passa uma imagem actual da empresa. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. São recentes e muito comentadas, estão associadas a modernidade, ao futuro e a interactividade. São valores que podem transmitir uma imagem positiva de qualquer empresa.

3 – Troca de informação direta com os clientes. Uma presença nas redes sociais, com possibilidade de receber comentários e opiniões, é uma forma de interacção com os clientes e potenciais cliente. Funciona 24h por dia, sete dias por semana.

4 – Contribui para um bom posicionamento nos motores de busca. Ao pesquisar no Google aparecem algumas das sugestões, como blogues, vídeos ou páginas no Faccebook. Ter um site pode não ser suficiente para obter um bom ranking para aquelas palavras-chave que lhe interessam. A “guerra” de conteúdos é bem mais extensa.

5 – É relativamente barato. Se considerarmos o potencial de visualizações, cliques, interacção com a marca proporcionados pelas redes sociais, e compararmos o seu custo com o potencial para os mesmos resultados noutros meios de comunicação tradicionais, chegamos a conclusão que o investimento continua a ser mais barato.

Desvantagens:

1 – Estratégia difícil de conceber. Os sites de redes sociais são tantos e servem públicos diferentes, utilizando linguagem distinta, levando a uma acrescida dificuldade no caminho a seguir. A Loading Marketing Consulting deixa uma dica: comece por definir objectivos, analise que sites melhor servem esses objectivos, decida a estratégia e mantenha-se fiel o mais tempo que puder.

2 – Consome muito tempo. Falamos de redes sociais, e como o nome indica existe uma socialização, pressupõe-se uma interactividade entre os seus membros. A partir do momento em que uma empresa está presente não deve permanecer em silêncio.

3 – A mensagem não é totalmente controlada pela empresa. A maioria dos sites de redes sociais permitem comentários às mensagens ou itens publicados, e esses são visíveis. Quando recebemos um comentário positivo ele fica visível para todos, quando o comentário é menos positivo, também.

4 – Balanço entre o pessoal e o comercial é difícil. A grande parte das pessoas frequentam as redes sociais como forma de lazer. As pessoas podem não está interessadas em ser aliciadas para uma compra nesse momento, mas pode estar interessada em saber a opinião dos outros acerca de um produto ou serviço. É preciso que as empresas saibam estar sem arriscarem demasiado e invadirem o espaço pessoal dos membros que aceitaram conviver online com a empresa.

5 – Não estar presente é uma desvantagem. Não estar onde estão muitos dos nossos clientes, potenciais clientes, fornecedores, concorrentes, amigos e conhecidos não é opção. Se assim fosse na vida real?

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