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10 Set 2017 Marketing Deixe o seu comentário

Plano de Marketing – Importância

A coerência e articulação das distintas políticas da empresa é responsável também por grande parte do seu sucesso. O plano de marketing tem assim um papel preponderante, visando a antecipação, formalização e articulação das decisões a serem tomadas.

Muitas empresas ainda hoje optam por não ter um, obrigando-as a tomar decisões em cima da hora. Com um plano de marketing é possível antecipar e conjugar as diferentes decisões, seguindo as características chave do planeamento.

O plano de marketing tem por finalidade orientar as estratégias da empresa, de forma a obter uma maior eficiência, eficácia e efetividade nas atividades de marketing.

Este é, na maioria dos casos, responsabilidade do gestor das atividades de marketing. O seu processo divide-se, geralmente, em cinco partes. Vamos conhece-las.

Diagnóstico, analisando detalhadamente o mercado, concorrência e empresa, sintetizados na análise SWOT.

Objetivos, definindo quais os propósitos que se pretendem alcançar – vendas, quotas de mercado, satisfação dos clientes, lucro, entre outros.

Opções estratégicas, tendo uma estratégia de marketing a seguir, com alvos, posicionamento e fontes de mercado definidos.

Plano operacional, com a criação do marketing mix – produto, preço, comunicação e distribuição.

Plano de acção, com a definição das ações necessárias para alcançar os objetivos, implementando a estratégia definida.

Com esta ferramenta elaborada pode ser possível antecipar decisões a tomar, preparando corretamente a sua execução e diminuindo os erros. Permite também dar a conhecer aos colaboradores o que é esperado alcançar. Também para estabelecer as ações necessárias para as alcançar e os objetivos parciais que devem ser controlados de forma periódica.

De seguida, e para ser possível uma visão mais prática de um plano de marketing, a Loading Marketing Consulting, deixa aqui alguns links para exemplos de planos de marketing:

Plano de marketing Urban Fit

O sedentarismo é uma característica que marca a sociedade moderna, as zonas urbanizadas são as mais afetadas. Com a evolução da internet e das novas tecnologias os jovens passam cada vez mais tempo em casa ao invés de desenvolverem atividades exteriores que permitem um maior consumo calórico. Tal fator leva a um acréscimo da obesidade infantil e juvenil que deterioram a sua qualidade de vida e têm implicações na sua saúde. Este trabalho vem dar resposta às necessidades destes jovens através de um Plano de Marketing para a criação de um Ginásio de qualidade a preços “low-cost” exclusivo para estudantes entre os 18 e os 35 anos. Este plano analisa as perspetivas internas e externas do ginásio relativamente à segmentação, ao posicionamento, ao mercado-alvo e objetivos de marketing e financeiros a atingir nos primeiros dois anos. Os fatores-chave e a concorrência também são analisados. O marketing-mix distribui-se por sete características: Serviço, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processo e Evidencias Físicas. Os recursos humanos têm um papel fundamental no plano dado que serão estes a lidar diretamente com os clientes na prestação do serviço e poderão observar o desenvolvimento deste.

Plano de marketing estratégico – Ventil, engenharia do ambiente, lda

A evolução do conceito de Marketing e da sua consequente definição tem vindo a ser permanentemente adaptada aos tempos e aos mercados. Esta realidade é factual no âmbito do marketing de consumo, como o é no contexto do marketing Business-to-business, onde o contributo dos diferentes stakeholders deverá ser assumido como um contributo efetivo desde a fase de conceção do produto ou do serviço. Foi com noção desta realidade que se empreendeu a construção de um plano de marketing estratégico e de comunicação para a empresa Ventil – Engenharia do Ambiente, Lda.
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