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25 Jan 2022 Comunicação Deixe o seu comentário

Plano de Comunicação: Eu preciso de um?

A resposta é simples: SIM! Quando temos um negócio pensamos que é muito fácil publicitar, sem uma estratégia, mas a verdade é que um Plano de Comunicação vai fazer toda a diferença.

Um plano de comunicação é a principal ferramenta usada na elaboração de métodos para ajudar a alcançar os melhores resultados de uma empresa. É essencial para a definição de metas e estratégias de uma organização.

Ao realizar algumas pesquisas das tendências do mercado, estudos e análises dos valores da companhia, conseguirmos perceber também o caminho ideal de uma empresa no que diz respeito à comunicação. A partir daí, fazemos um planeamento para que as necessidades da organização, diante do seu público, sejam ultrapassadas.

A resposta é simples: SIM! Quando temos um negócio/marca pensamos que é muito fácil publicita-lo, sem uma estratégia, sem ponderação, mas a verdade é que um Plano de Comunicação vai fazer toda a diferença. Vamos descobrir porquê.

Um um dos objetivos do planeamento é fortalecer as ações positivas da marca. Assim, uma reação positiva do consumidor é algo que trás bons indicadores para a empresa. Contudo, um plano de comunicação só vai ser eficaz se houver uma boa compreensão do que ele transmite, executando o seu plano e etapas.

Uma comunicação bem-sucedida é um processo contínuo, não um evento único. Assim que a tua organização começar a planear objetivos, é hora de iniciar o plano de como comunicá-los.

Mas não penses que é impossível para o teu negócio ter um plano de comunicação, aqui, na Loading Marketing Consulting podemos ajudar-te e, para começar, vamos-te dar alguns passos importantes que tens que dar.

7 passos para criar um plano de comunicação eficaz

Entenda seu posicionamento

O posicionamento de uma marca é essencial para qualquer negócio. É o eixo sobre a forma como ela se relaciona e se comunica com stakeholders, as abordagens de vendas, entre outras frentes. Assim, antes de passar ao próximo passo com o teu plano, é necessário entender como ele se encaixa dentro do negócio.

Define os teus objetivos

Após avaliar as informações chegou a hora de definir objetivos. É importante que eles devem ser vistos como contributos para alcançar os objetivos da empresa. Também é importante que a definição dos objetivos passe pela sigla SMART, ou seja Espercífico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Realista (S) e Definidos no Tempo (T).

Segmenta o teu público

Definir o teu público vai ajudar a planear uma melhor comunicação. Afinal, divulgar informações para diferentes grupos pode obrigar-te a participar em canais diferentes e ter métodos diferentes para alcançar cada um.

Define os canais a utilizar

Cada público-alvo tem diferentes comportamentos, dessa forma ha que ter em atenção quais os canais mais adequados para entrar em contato com eles. Tem em mente que para cada tipo de mensagem existe um canal de comunicação.

Estabelece um cronograma para o plano de comunicação

O planeamento deve fazer parte do teu dia a dia. Aqui também é necessário. Para haver mais rigor no cumprimento dos objetivos é bom planear e agendar cada passo e etapa do plano de comunicação. Estabelece um cronograma estratégico o mais real possível e será uma ajuda para atingires a tua meta.

Faz testes

Antes de colocares o plano de comunicação em ação é importante realizar testes. Divulgar a tua mensagem e percebe se o canal que escolheres é o mais adequado. Percebe se há, ou não, ruídos ou falhas. Afinal de contas uma informação mal interpretada pode trazer impactos negativos na reputação da empresa. E tu não queres que a tua empresa tenha uma má reputação por fazeres algo depressa. Afinal, “depressa e bem não há quem”.

Análise de resultados

Após o plano estar em ação nunca te deves esquecer de olhar para os resultados. Avalia sempre. Só assim poderás perceber quais as alterações necessárias. Entende o que está a funcionar e deixa de lado o que não tem boas respostas.

É importante saber se o público-alvo compreendeu o teor da mensagem transmitida. Quando se está nesse mundo de constante transformação digital, as pesquisas são excelentes para medir a eficiência da estratégia e a tática de comunicação e de outras ações.

Desenvolver um plano de comunicação eficaz e completo requer um esforço grande, mas, acredita: vale a pena! E para qualquer ajuda, a Loading Marketing Consulting está aqui. Contacta-nos.

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