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08 Mar 2021 Sem categoria Deixe o seu comentário

Femvertising: O novo papel da mulher na publicidade

Pode parecer que o empoderamento feminino só ganhou força nos últimos anos. Mas a luta pela igualdade de géneros começou no século XIX quando organizações femininas protestavam por melhores condições de trabalho, liberdade e, claro, equidade. E foi a partir dessas reivindicações que surgiu o Dia da Mulher, hoje comemorado.

O novo papel da mulher na publicidade

Em maio de 1908, nos Estados Unidos da América, a data foi celebrada pela primeira vez. Neste data cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação a favor da igualdade económica e política no país. Este, foi então, o ponto de partida para a criação do Dia Internacional da Mulher.

No entanto, só em 8 de março 1917 é que a data se consagrou. Neste dia aproximadamente 90 mil operárias revoltaram-se contra Czar Nicolau II, devido as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra.

Em 1921, o Dia Internacional da Mulher foi, então, oficializado.

As mulheres na publicidade

E hoje, dia de lembrar a importância da mulher, a Loading Marketing Consulting quis partilhar com todos a forma como a mulher é vista na publicidade. Por isso vamos recuar no tempo.

Campanha da marca de café Chase and Sanborn (1950) tinha como destaque a frase “Se o seu marido, algum dia, descobrir que não está a pesquisar qual é o café mais fresco…”

As propagandas das décadas de 1940 e 1950 são muito famosas, pelo seu conteúdo negativo a respeito do sexo femininos. Aqui as mulheres eram retratadas como sexo frágil, dependentes de seus maridos e sem poder de voz e escolha.

A publicidade ao lado mostra-nos que o papel da mulher na publicidade era diferente evoluiu, mas precisamos de fazer mais.

As marcas começaram a mudar as suas estratégias para proporcionar novas experiências para o público feminino. Hoje em dia levantam-se bandeiras da causa feminista. Esta é uma escolha que está a dar resultados, principalmente porque as mulheres estão cada vez mais empoderadas.

O Fervertising

E surgiu assim o termo femvertising – junção de duas palavras da língua inglesa, feminism (feminino) e advertising (anunciar) – que representam, em união, a publicidade do empoderamento feminino. Ou seja, há que desconstruir antigos padrões estéticos relacionados com o género feminino e os posicionamentos diante das questões culturais.

A preocupação das marcas com o femvertising é notório. Elas têm-se reinventado e inovam as maneiras de se comunicar, para que as mensagens transmitidas não destoem dos valores da sociedade.

Principalmente porque grandes marcas acabam por ter um papel fundamental como formadores de opinião. Por isso, não devemos deixar de lado o impacto social do posicionamento da marca,

Ao olharmos a nossa volta as marcas valorizam, cada vez mais, as mulher. Por isso há uma preocupação de desenvolver campanhas publicitárias com menos retoques na mulher e com a preocupação de a manipulação nas imagens não deixar de realçar a beleza própria da figura feminina.

Vamos conhecer exemplos de femvertising

O vídeo produzido pela Dove mostra que as mulheres são as principais críticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita. A proposta era que um artista criasse autorretratos com base na descrição das mulheres convidadas. De seguida, outro desenho era criado com base na descrição de pessoas que conheceram essas mulheres. A diferença dos trabalhos é surpreendente.
Geralmente a publicidade com cerveja envolvem mulheres de biquíni e situações em que elas são desejadas pelos homens. Mas em 2015, a marca de cervejas Budweiser inovou ao trazer para protagonista Ronda Rousey, lutadora campeã da modalidade UFC.
O vídeo gravado nos arredores de um ginásio em Los Angeles, mostra como Ronda estava a se preparar para a sua próxima luta que aconteceu e que praticar desporto também é coisa de mulher.

E esta é, para nós, a melhor forma de homenagear as mulheres, mostrando como elas lutaram, e lutam, diariamente. Desta forma, a Loading não podia deixar passar esta data em claro sem dedicar este texto, claro está, a todas as suas clientes. Assim, um feliz Dia da Mulher.

Sem dúvida que viveríamos num mundo diferente sem este femvertising. Se tiverem dúvidas sobre campanhas publicitárias, ou até se quiserem fazer uma podem contactar-nos.

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