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27 Nov 2017 Marketing Deixe o seu comentário

Marketing, Publicidade e Design

Por vezes, podem surgir dúvidas acerca das diferenças nos conceitos de Marketing, Publicidade e Design.

A linha ténue entre os três é muito próxima, no entanto, são distintos embora estejam totalmente ligados entre si. 

Marketing: O Estratega

O Marketing é a cabeça. É quem pensa e define estratégias. O marketing é responsável por definir os 4 P’s: Produto, Preço, Distribuição e Promoção do produto ou serviço.
Assim, o Marketing é constituído por um conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produto para o consumidor.
É o responsável pela implementação da estratégia comercial, que vai desde o estudo de mercado, passando pela administração, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-vendas, tendo sempre por objetivo a satisfação das necessidades dos clientes.

Em suma, o Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.

O profissional da área do marketing trabalha diretamente com o intuito de estimular a venda dos bens, sejam eles produtos ou serviços. Por isso tem como função analisar as melhores táticas do mercado, para cada cliente que pode ser tanto uma marca, como uma empresa ou, até mesmo, uma pessoa.

É mais difícil do que se pensa delinear – e seguir – uma estratégia de Marketing do início ao fim, numa empresa, seja pelo orçamento ou pela falta de empenho das pessoas fora da área que, muitas vezes, não conseguem entender a necessidade de algumas iniciativas.

Publicidade: O Difusor

A Publicidade é atividade responsável pela divulgação de tudo aquilo que o marketing pensou e dar vida e cores a ideias e ações. Sucintamente, o Marketing estuda a melhor forma de criar uma imagem e define qual a imagem que deve ser criada, a publicidade encarrega-se de cuidar da imagem e de a vender.

De uma forma mais profunda, podemos dizer que o termo “publicidade” refere-se exclusivamente à propaganda com cunho comercial.

Sendo uma comunicação de caráter persuasivo, visa defender os interesses económicos de uma dada empresa/organização.

O que acontece com o Marketing, acontece com a Publicidade. Ou seja, as pessoas dizem que não se interessam pela publicidade, mas acabam por, de forma inconsciente, se deixar manipular pela mesma. Podemos dizer que há aqui uma contradição? Quem nunca se deixou influenciar por uma publicidade na TV ou nas Redes Sociais?

Design: O Criador

É um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, ideias e conceitos. Ou seja, o Design, é responsável por dar identidade aos projetos.


O Design procura dar forma e estruturar a informação visual das peças e materiais das campanhas publicitárias.

É ele que cria as artes (layout) dos anúncios, contudo sempre com o auxílio de um publicitário e/ou marketeer que é quem define qual o anúncio a fazer, qual o texto, onde veicular e quem deve ser atingido pela mensagem.

Depois de haver uma estratégia é preciso criar um conceito, além do escrito. Por isso é um trabalho que deve ser tido em conta e dar a maior qualidade possível ao resultado. Afinal de contas: uma imagem vale mais do que mil palavras. E se pensarmos que estamos num mundo tão volátil, se uma imagem não ficar na cabeça, ninguém se vai lembrar de nós.

Agora, a pergunta é simples: Tem quem desenvolva esta estratégia na sua empresa? Se a sua resposta é não, então é hora de se preocupar. Mas continue aí: a Loading Marketing Consulting está aqui para ajudar!

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