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03 Jul 2018 Desporto, Marketing Deixe o seu comentário

Futebol vs Empresários

Com o Mundial de Futebol a caminhar a passos largos para o seu fim, a Loading Marketing Consulting aproveita para dar a conhecer alguns mecanismos usados na estratégia de um jogo. Estes acabam por ter semelhanças com o plano usado para conquistar um cliente.

 

1. Conhece o adversário
Quando olhamos um jogo de futebol, temos de conhecer o nosso adversário. Antes de cada jogo devemos saber quem vamos defrontar. Quando estamos no mercado também devemos estar atento a quem nos rodeia. O foco deve estar em nós, na nossa empresa, não devemos é esquecer o meio envolvente.

2. Conhece-te a ti mesmo
Um jogo de futebol faz com que vários jogadores se conheçam e interajam entre si. Um líder, como um treinador de futebol, deve estar atento à sua equipa para perceber a melhor maneira de jogar com os seus elementos, sabendo-os colocar em jogo no momento certo e com a tática certa. Da mesma forma devemos confiar nos nossos colaboradores, para tirar deles o melhor proveito para atacar o mercado e conseguir jogar com os clientes da melhor forma.

3. Planifica a equipa
Já temos a equipa e o treinador a jogar em sintonia, chegou a hora de planificar a estratégia a ter em campo, para isso, são usadas táticas. Também no mercado se deve observar o possível cliente e usar as melhores táticas possíveis para chamar a atenção do cliente.

4. Estratégia de jogo
Chegou a hora do jogo, chegou a hora da reunião. O embate entre as duas equipas começa. E nós começamos a enfrentar o cliente. Jogamos para cima da mesa os nossos trunfos. Ponto por ponto discutimos e tentamos ganhar este jogo.

5. Plano B
Não correu bem? Não é um problema, é um novo desafio que começa. Nem todos os jogos se ganham. Chega a hora de perceber o que correu menos bem e voltar a tentar. A cada quatro anos há um campeão do mundo e 31 derrotados. Lute.

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