fbpx
27 Jan 2021 Marketing, Webmarketing Deixe o seu comentário

Estou em teletrabalho, e agora?

Muitos de nós estão em teletrabalho obrigatório devido as medidas de combate a pandemia da Covid-19. Nós deixamos aqui algumas dicas para melhorar esta nova forma de trabalhar.

A Covid-19 impulsionou, de uma forma explosiva, o teletrabalho. A DGS em colaboração com o governo apresentam os Regimes de Teletrabalho, já que ele sofreu algumas alterações. As restrições de Março de 2020, bem como as de agora de Janeiro, para enfrentar este vírus fez-nos trazer, literalmente, o trabalho para casa.

São diversos os fatores que influenciam a nossa concentração e, em teletrabalho, torna-se ainda mais desafiante que o nosso espaço de trabalho em casa seja livre de distrações e permita-nos trabalhar eficientemente.

A Loading Marketing Consulting deixa aqui cinco aspetos a ter em conta na hora de ajustar-se a este novo ritmo de trabalho.

  1. Sê criativo e cria um espaço que gostes
    Ter aquele espaço que sempre almejaste pode ser uma forma de ajudar a melhorar o teletrabalho. Assim, se possível, começa a projetar o espaço de trabalho de acordo com o teu próprio gosto pessoal. Aproveita para, aos poucos, colocares alguns objetos que façam com que te sintas bem no local. Isto vai fazer de ti único, já que não haverá dois escritórios iguais.
  2. Separa o espaço de trabalho da zona de estar
    Explora a tua casa e cria um local que seja só dedicada ao teletrabalho, que não se misture com afazeres domésticos. Quando se trabalha em casa é importante que exista uma divisão, ou pelo menos um espaço numa divisão, apenas dedicada ao trabalho. Assim, se possível escolhe um lugar com poucas ou nenhumas distrações, optando por uma zona calma – onde passem menos pessoas.
  3. Mantêm o espaço limpo
    Ter uma mesa arrumada é um dos primeiros passos para um local de trabalho mais seguro e dá mais vontade de estar nesse espaço. Vê se não existem por casa alguns materiais que ajudem a manter a organização como um copo para colocar canetas, bloco de notas antigo, ou até folhas já usadas e que sirvam de rascunho. Também caixas de armazenamento podem ajudar. E aproveita para não gastar tanto papel nesta fase, ficas habituado e estás a ajudar a melhorar o ambiente.
  4. A importância da luz natural
    A luz, por si só, tem uma importância importante no design dos espaços residenciais e ao fazer teletrabalho é importante que a luz esteja presente. Opta por uma área de trabalho que consiga apanhar alguma luz natural, principalmente se passas muito tempo em frente a um computador. Em dias sombrios, ou à noite, os candeeiros podem fazer-te companhia já que fornecem uma luz quente.
  5. Uma companhia acolhedora
    Pequenas plantas em vasos são ideais para ajudar a tornar o espaço mais acolhedor. Além de ser uma companhia, são seres vivos, proporcionam também um agradável toque ao local do teletrabalho. Mas, além disso, ajudam também a melhorar a qualidade do ar.

Não te esqueças do teu bem estar psicológico.

Nesta fase, a que não estamos habituados, e que temos que nos esforçar para dar o melhor de cada um, por isso é importante, não só manter uma boa saúde mental como nos identificar com o nosso local de trabalho. Assim, nunca te esqueças de tratar de ti e dos locais onde passas mais tempo. É importante para ti, para os teus e para, neste momento, manteres-te em segurança. Podes ainda ler mais sobre a Loading Marketing Consulting.

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.