fbpx
10 Out 2021 Sem categoria Deixe o seu comentário

Dicas para uma vida mais equilibrada entre o trabalho e a vida pessoal

No mês da Saúde Mental a Loading Marketing Consulting deixa-lhe 5 dicas para ter uma vida mais equilibrada entre o trabalho e a vida pessoal. Embora não seja suficiente, são uma ajuda para começarmos a pensar no que temos que fazer para o nosso bem-estar.

A Constituição Portuguesa garante, no artigo 59º, que todos os trabalhadores, sem exceção, têm direito a uma organização do trabalho “em condições socialmente dignificantes”. Por outro lado devem tornar possível “a realização pessoal” e permitam “a conciliação da atividade profissional com a vida familiar”.

A CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) promove ações de sensibilização sobre a importância deste tópico. Por exemplo fazem campanhas de sensibilização para trabalhadores e empregadores. Uma realidade cada vez mais difícil devido à omnipresença dos instrumentos de trabalho, aos avanços tecnológicos e, mais recentemente, com a pandemia que atravessamos.

Além das obrigações do Estado para assegurarem estas duas dimensões da vida dos seus cidadãos, nós deixamos 10 dicas para que as horas passadas fora do trabalho sejam melhor aproveitadas.

1. Afasta-te do e-mail fora de horas

Em França, os patrões e sindicatos dos engenheiros e dos informáticos, acordaram que haveria uma “obrigação de desconexão” do local de trabalho. Isto acontecia após o final do dia de trabalho. Devemos, neste sentido, criar horas de trabalho para abrir emails de trabalho. Mas nem sempre é fácil e a tentação pode levar-nos a abrir o e-mail.

2. Sabe dizer que não

A Fundação de Saúde Mental do Reino Unido indica que devemos falar com o nosso patrão quando o trabalho esteja a exigir demasiado. Claro que esta é uma situação que nem sempre é possível. Mas se houver essa abertura devemos ter em atenção que este “não” vai equilibrar a nossa vida.

3. Esquece a perfeição

O site Netmums – que dá dicas sobre maternidade – diz que “não interessa se a sua casa não está imaculada e se os seus filhos não estão alimentados com comida super-nutritiva”. Não somos perfeitos, é normal falhar e voltar a tentar. Por isso tenha em atenção que ninguém faz algo sempre a 100%.

4. Faz as tuas próprias regras

A esmagadora maioria da geração que está a chegar ao mercado de trabalho considera que deve definir as suas próprias horas e padrões de trabalho. Um estudo indica que 81% dos jovens que chegaram à idade adulta nos anos 2000 prefere estabelecer as sua próprias rotinas de trabalho. Cada vez mais, ainda mais com a pandemia e o teletrabalho, tivemos que saber definir horários e regras. Se ainda não conseguiste está na hora, pela tua saúde mental.

5. Não sejas um mártir

“Os mártires do sobrecarregam-se com trabalho, não aceitam ajuda e não delegam nos colegas de forma a serem reconhecidos pelo seu trabalho”, aconselha a Equal Approach. Por isso, esta sobrecarga “leva a queixas” e pode “prejudicar a carreira”, segundo esta instituição. Há que saber trabalhar em equipa, há que saber delegar e não querer fazer tudo sozinho e em pouco tempo!

Pois é, não há nada mais importante que a nossa Saúde Mental e um verdadeiro equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Assim, estas dicas são apenas algumas formas de conseguirmos melhorar este equilíbrio.

Este mês, no dia 10, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental e, no final do mês o Dia Mundial da Poupança. As datas parecem díspares mas elas pode estar bem próximas se pensarmos na poupança da nossa Saúde Mental. Por isso a Loading Marketing Consulting pode ajudar a melhorar a sua saúde mental, deixando-nos, para isso, cuidar das suas redes sociais. Vamos a isso?

É só contactar-nos!

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.