fbpx
10 Fev 2022 Comunicação Deixe o seu comentário

Comunicar é diferente de falar com alguém!

Hoje mesmo li um artigo com o título: “Comunicar é mais importante do que nunca”, no site do Jornal de Negócios, dada por Ana Margarida Ximenes, presidente da ATREVIA em Portugal.

Se já estás a pensar deixar de ler, fica mais um pouco. Afinal podes sempre aprender um pouco mais, não achas? Decidi separar uma pergunta do jornalista para começar este texto!

Quais os desafios de comunicação que se colocam às empresas em Portugal?

A comunicação tem novos desafios e tem vindo a converter-se numa ferramenta de transformação e gestão. É importante compreender de forma profunda os aspetos críticos dos modelos de negócio das organizações. Nunca tínhamos assistido a tanta inquietação no mundo da comunicação. Nunca as organizações tinham sentido tanta necessidade de alinhamento com os diferentes stakeholders. Hoje, as organizações sabem e sentem que comunicar é mais importante do que nunca.

Ana Margarida Ximenes, presidente da ATREVIA, em entrevista ao Jornal de Negócios

A presidente respondeu e a minha cabeça começou a fervilhar. Encontrei alguns apontamentos antigos, olhei para a minha própria experiência e comecei escrever sobre comunicar! Talvez por saber que comunicar é essencial não podia deixar de partilhar este texto contigo. Assim é importante, para ti, agir sobre a comunicação da tua empresa, aliás, se o fazer, mas além disso, como o fazem!

Claro que há, sempre, um longo caminho a percorrer, por todos nós, tanto na comunicação com o exterior como na comunicação com o interior. Afinal de contas, a comunicação está sempre em constante evolução.

Comunicar com o exterior é preciso

Começo por um exemplo prático: o meu próprio exemplo. Quando dei o primeiro passo na Loading Marketing Consulting, ela já tinha algumas bases bem assentes, pelos seus primeiros sócios, o Cláudio Cunha e a Soraia Lopes.

Todavia quando me chamaram para fazer parte deste projeto senti que faltava algo. Talvez faltasse mais canais de comunicação com o cliente, porque a comunicação custava a chegar até ao destinatário. Ainda mais numa empresa acabada de criar.

Na altura optamos por:

  • Reuniões que podiam não ter o retorno pretendido, mas que nos dariam experiências para outras;
  • Trabalhos gratuitos, mas que dariam portfólio para o futuro;
  • Escrever muitos e-mails/newsletters para possíveis clientes, sempre diferentes para poder corrigir e melhorar;
  • Escrever textos para o nosso blog, porque partilhar informação nunca é demais;

No fundo demos o primeiro passo para sermos mais conhecidos e reconhecidos, ou seja, comunicamos com o exterior, da forma que acreditamos ser a melhor.

Claro que nem tudo dá certo a primeira vez. Por isso ainda hoje continuamos a lutar. Mas sabes qual era uma preocupação constante nossa? A Comunicação Interna da nossa organização. Éramos três pessoas, mas tinha que haver confiança, empatia, mas acima de tudo comunicação.

Nós comunicamos internamente, e tu, com os teus, fazes isso?

A comunicação interna deve ser o primeiro investimento a fazer. Por isso, é muito importante, para qualquer organização, comunicar uns com os outros. Assim, a estratégia da empresa vai trazer mais benefícios.

É importante manter uma equipa unida, por isso:

  • Evita fofocas e mal entendidos na empresa;
  • Faz com que os funcionários vistam a camisola;
  • Ouve as sugestões e críticas dos funcionários;
  • Melhora a imagem da empresa;
  • Fala de igual para igual;
  • Partilha conhecimento;
  • Não cries dúvidas;
  • Usa linguagem corporal positiva;

Agora é hora de perceberes se já podes passar para comunicar com o exterior ou se ainda há trabalho para fazer! Será que já partilhas estes conhecimentos na tua empresa?

Se calhar chegou a hora de pensar nisso para melhorares, não achas?

Mas se precisas de ajuda, não fiques com medo de pedir. Nós podemos ser úteis e conseguir com que a tua empresa possa comunicar melhor com os teus colaboradores. Para isso envia-nos uma mensagem.

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.